Dedalus – N.º 11/12 (A Ilha e os Mapas da Cultura) – Comparatistas – english version

Dedalus – N.º 11/12 (A Ilha e os Mapas da Cultura)

Editor: Dedalus – Revista de Literatura Comparada
Publisher: Edições Cosmos
Year: 2008


Revista Dedalus – A Ilha e os Mapas da Cultura/The Island and the Cultural Maps

Table of Contents:

  • Vita Fortunati, “Envisioning Utopian Spaces in the Future”
  • Lourdes de Câncio Martins, “From Cartography to Literature: Memory of the Islands and Utopia”
  • Ana Isabel Moniz, “Les traces de la mémoire: une île dans le parcours d’Helena Marques”
  • Patrick Parrinder, “Past, Present and Future on the ‘Human Island’: H. G. Well’s Mr Blettsworthy on Rampole Island”
  • Rita Monticelli, “Death, Memory and Resistance in Critical Dystopias”
  • John Gilmore, “The Rock Island and Identity in Barbados”
  • José Pedro Serra, “Mythical Islands between Reality and Utopia”
  • José Eduardo Reis, “O mar visto da terra aqui à nossa volta”
  • Serafina Martins, “A ilha maravilhosa – Sobre O Livro de San Michèle de Axel Munthe”
  • Tereja Araújo, “A tradição madeirense e a tradição sefardita de Marrocos: memórias únicas de um romance de amor ilícito”
  • Leonor Martins Coelho, “Ilha: porto de abrigo – do sufoco à superação na escrita de Irene Lucília Andrade e na de Margarida Gonçalves Marques”
  • Adriana Corrado, “Of vanished lands and disappearing isles…”
  • Tiina Aunin, “Lake of Love – Literary Space Transcending Cultural Boundaries: Tania Alexander’s Memoirs of a Lost World
  • Valentina Fenga, “Being Human: Eternal Life and Post-humanity in Michel Houellebecq’s La possibilité d’une île
  • Alcina de Sousa, “Mapping out Real and Imaginary Settings: Cohesion in Hamilton’s The Speckled People
  • Minh Ha Lo-Cicero, “L’Île de Madère, inspiratrice du récit contemporain. Problèmes de cohésion et de cohérence posés par la traduction: Portugais – Français”
  • Célia Carvalho, “Le Cantique du Pays Emergé de Natália Correia. A propos de mythe et d’insularité”
  • Celina Martins, “A Madeira de Natália: a pintura dos feitiços”
  • Isilda Leitão, “Percorrendo caminhos com Natália: uma viagem à Ilha de Circe
  • Luísa Marinho Antunes, “Notícias sobre a Literatura no Brasil – Algumas Contribuições do Periódico Madeirense A Justiça (1858-1860)”
  • Ana Margarida Salgueiro Rodrigues, “Heranças (des)ocultas em Chuva Braba: Escolástica ou a subversão do paradigma literário feminino medieval”
  • Maria Teresa Nascimento, “A ilha a três”
  • Fernando Figueiredo, “Herberto Helder, 16ºW-32ºN-Recepção crítica”
  • Frank Lestringant, “Madère, les îles Portugaises de l’Atlantique et l’Insulaire de la Renaissance”
  • Eleni Kassapi/Margarita Mitsika, “The Translation of G. Pappaffy Archive: Public Discourse and the Greek Community in the 19th Century Malta”
  • Evdokia Meleziadou, “Giorgio di Chirico and Alberto Savinio. Brothers and Argonauts”
  • Laura Fernanda Bulger, “The enigma of the Baroness from Madalena do Mar”
  • Daniela Kato, “Les éléments culturels du monde imaginaire de la littérature enfantine contemporaine”
  • Luis Dias Martins, “In der Strafkolonie (Kafka)/Le Dépeupleur (Beckett): deux modèles de dys-topie”
  • Maria Helena Silva, “«Cartographie de l’origine et quête de l’utopie”» – J.M. G. Le Clézio”
  • Paula Pires Santos, “Insularités romanesques. Des mythes et de l’utopie”
  • Maria Elisete Almeida, “Ile – Ilha, palavra-chave em La Chute – A Queda ou o diálogo da solidão no universo de Albert Camus”
  • Maria Madalena Teixeira da Silva, “Geografia poética da ilha. Contributos para a definição do ser e da poesia”
  • Maria Margarida de Maia Gouveia, “Os Açores sob o «signo Atlântico»”
  • Ana Cristina Correia Gil, “A «ilha ibérica» em A jangada de pedra de José Saramago”
  • Thierry Proença dos Santos, “Gerações, Antologias e outras Afinidades Literárias: A Construção de uma Identidade Cultural na Madeira”
  • Helena Rebelo, “Ernesto Schmitz. Um interessado em questões linguísticas?”

Recensões:

  • Gonçalo Cordeiro, “Ana Raquel Fernandes. O Pícaro e o «Rogue». Sobrevivência e Metamorfose de Daniel Defoe e a Julian Barnes (Lisboa: Colibri, 2006).
This work is financed by national funds through the FCT - Foundation for Science and Technology, I.P., within the scope of the project UIDB/00509/2020 and UIDP/00509/2020.
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