ACT 22 – Going Caribbean. New Perspectives on Caribbean Literature and Art – Comparatistas – english version

ACT 22 – Going Caribbean. New Perspectives on Caribbean Literature and Art

Editor: Kristian Van Haesendonck
Publisher: Húmus
Year: 2012
Price: 10€

CONTENTS

Prefácio, Kristian Van Haesendonck

“Esta colecção de ensaios pretende apresentar uma perspectiva comparatista na literatura e arte das Caraíbas. A área dos estudos caribenhos, uma criação académica recente, não está ainda consolidada, particularmente no contexto europeu. Este aspecto torna-se ainda mais evidente para os investigadores que adoptam a acima referida perspectiva comparatista sobre a região. Neste sentido, os presentes ensaios assumem o compromisso de preencher esta lacuna: procuram explorar as ligações entre os diferentes “caribenhos” sem a pretensão de realizar um estudo exaustivo. Comparar as culturas caribenhas permite explorar um novo conjunto de pontos de vista, possibilitando um olhar sobre as convergências e divergências na(s) sua(s) História/histórias, bem como sobre as (inter)ligações e (inter)dependências num mundo/espaço percebido – mais do que nunca – como pequeno, mas também (cada vez) mais complexo.”

COMPARATIVE CARIBBEAN CARTOGRAPHIES

  • La cartografía poética de Celestino. Notas para una lectura deleuziana de Celestino antes del Alba de Reinaldo Arenas , Antonio J. Alías Bergel
  • Fragments d’archipels de fragments: poétiques en relation , Dominique Diard
  • Toto Bissainthe et Reinaldo Arenas dans la queue du supermarket , Malik Ferdinand
  • Presence as Metaphora of Myth in S. Heaney, D. Legenre and D. Walcott’s opera “The Burial of Thebes” , Victoria Bridges Moussaron
  • Imperial Cartographies in Trinidad’s Wild West. Mapping the Conquest and the Myth of Terra Cognita , Jak Peake

VISUALISING THE CARIBBEAN SPACE

  • Heaven Knows Where! Mr. Allison: Cinematic Interventions and Dislocations in Richard Fung’s Islands , Bennett Yu-Hsiang Fu
  • Wide Sargasso Sea at the Movies , Doris Hambuch
  • Exile and Cuban Identity in Las cuatro fugas , Dennis L. Seager

CARIBBEAN POETICS

  • ‘Littérature-Monde’: une vignette pour ‘défranciser’ la littérature du XXIième siècle? , Kathleen Gyssels
  • ‘Un ajiaco de contradicciones’: Paradoxes in the Representation of Havana in Cerrado por reparación and El año que viene estamos en Cuba , Jenna Leving
  • Whose Paradise? Imperialism and the Black Experience in the Poetry of Nicolás Guillén , Linda Waldron

CREOLE AND CREOLISATION

  • Mímesis de la diáspora: variaciones de códigos en AmeRícan de Tato Laviera , Emilio Ceruti
  • The Man-of-Words Revisited: Jamaican Creole and American English in Trinidadian Verbal Play , Glenda Alicia Leung
  • Les Voix dans A Família Trago de Germano Almeida et Texaco de Patrick Chamoiseau , Maria do Carmo Martins Pires
  • Relire Shakespeare, reprendre Césaire. Pour une lecture d’Une Tempête à partir du sud, Fabrice Schurmans
  • A recuperação do surrealismo e do barroco na expressão da identidade caribenha em Alejo Carpentier , Isabel Araújo Branco
  • The Other Life of a Caribbean Man with a Note on Derek Walcott’s Lisbon, Mário Vítor Bastos
  • Modelos Europeos y construcción de la identidad carbeña en Del amor y otros demonios, Isabel Moutinho
  • Edgardo Rodríguez Juliá: entre la crónica y la interpretación, Diana Torres Rivera
This work is financed by national funds through the FCT - Foundation for Science and Technology, I.P., within the scope of the project UIDB/00509/2020 and UIDP/00509/2020.
1