ACT 17 – Não Vi o Livro, mas Li o Filme
Editor: Mário Jorge Torres
Publisher: Húmus
Year: 2008
Price: 5€
Preâmbulo dos coordenadores
Prefácio
I. Literatura portuguesa, cinema português – Jogos e intercâmbios:
- Fanny Owen, da literatura ao cinema: O argumento como estrutura de ligação entre a literatura e o cinema, Rita de Brito Benis
- No centro das Casas Pardas (de Maria Velho da Costa), O Silêncio (de Ingmar Bergman), João Ribeirete
- O Milagre Segundo Salomé: Entre a escrita e a imagem, Ana Aguilar Franco
- Filmes nos livros: O cinema na ficção de Baptista-Bastos, Denise Estrócio
- Não entres tão depressa nesse plano! A presença do cinema em António Lobo Antunes, Anabela Dinis Branco de Oliveira
- Noite Escura de João Canijo: A espiral trágica no submundo do Portugal contemporâneo, José Duarte
- O experimentalismo de Domingo à Tarde, primeiro filme de António Macedo (1965), Leonor Areal
- Echoes of John Ford’s Westerns in Jorge Brum do Canto’s Chaimite, Mário Avelar
- Da visão literária da guerra à sua leitura fílmica: As invasões napoleónicas no cinema em Portugal, Gabriela Gândara Terenas e Maria do Rosário Lupi Bello
II. Cinema europeu – Das vanguardas à modernidade:
- García Lorca, o cão andaluz, Mirian Tavares
- (In)adequate Forms of Revealing the Secrets of a Soul on Celluloid, Geral Bär
- Friedrich Wilhelm Murnau: Sunrise, a Song of Two Humans, Raquel Nobre Guerra
- A «fábrica sombria« de Jacques Rivette. Leitura de Phénix, filme-fantasma, Francisco Frazão
- Anna: Amor ou violência? Uma leitura do filme Saraband de Ingmar Bergman, Ana Bela Morais
- Bonds Broken and Unbroken: On the Social Significance of Casino Royale, Jeffrey Childs
III. Cinema americano – Do cinema clássico ao contemporâneo:
- Os meandros sombrios da justiça. Breve viagem ao universo do western anti-édipo The Ox-Bow Incident (1942) de William A. Wellman, Maria José Casal-Ribeiro
- Citizen Slade: Velvet Godlmine de Todd Haynes e Citizen Kane de Orson Welles, Bárbara de Vallera
- Sullivan’s Travels: O convívio entre os géneros na Estrada, Filipa Ribeiro do Rosário
- Algumas notas sobre a voz off em Badlands, de Terrence Malick, Joana Frazão
- Se7te razões para ler Dante, Elsa Maurício Childs
IV. Cinema e literatura – A adaptação questionada:
- Do literário ao fílmico: Figurações do heterogéneo, Lourdes Câncio Martins
- Golven, de Annette Apon, e The Waves, de Virginia Woolf: As histórias, Marta Dias
- A imortalidade do amor. Annabel Lee de Edgar A. Poe (1849) revisitada em Lolita de Vladimir Nabokov (1955) e Tale of a Vampire de Shimako Sako (1992), Diana Anselmo Sequeira
- Um olhar feminino: A adaptação revisionista de The Portrait of a Lady de Jane Campion, Margarida Esteves Pereira
V. Cinema e outras artes – Pintura, fotografia, banda desenhada e media:
- O impressionismo de Partie de campagne, de Jean Renoir, Kelly Basílio
- Le Processus de surlignement entre l’image et le texte des Enfants terribles de Jean-Pierre Melville et de Jean Cocteau, Maria Eugénia Pereira
- Um caso de concepção visual: Excalibur, de John Boorman – Das fontes ao filme, Elsa Maria Carneiro Mendes
- Os quadros das narrativas: As artes plásticas em The Wings of the Dove, Hermínia Sol
- Antonioni e a construção da imagem em Blow-up, Margarida Gil dos Reis
- Banda desenhada, cinema e literatura ou As Aventuras do Barão Wrangel, Conceição Pereira
- La Bella Menzogna: Dante Alighieri entre a Idade Média e a idade dos media, Tiago Guerreiro da Silva
{excertos}