Concerto das Artes – Comparatistas – english version

Concerto das Artes

Editors: Kelly Basílio, Mário Jorge Torres, Paula Morão e Teresa Amado
Publisher: Campo das Letras
Year: 2007


Synopsis:

Concerto das Artes gathers a cluster of texts by portuguese and foreign scholars on the relationship between the arts, broadly conceived, and between the relationship between literature and other arts, in particular. Thus, apart from the essays on visual arts, in this volume the reader is able to find other pieces on music, theatre, architecture, and cinema. Some essays are new, others, despite dispersed, are now gathered in this book, since they constitute reference texts in this field of study. It is aimed not only forscholars, but also for creators and for an educated readership. As such, this anthology will overcome a gap in an area – that of the theory of arts and the relationships between the arts – which is giving rise to the interest of scholars, artists, and readers of all sorts.

CONTENTS

  • Introdução, Kelly Basílio

Preâmbulo teórico

  • A obra de arte – imanência e transcendência, Gérard Genette
  • A conduta estética, Jean-Marie Schaeffer
  • Frente e perfil enquanto formas simbólicas, Meyer Schapiro
  • A retórica: heurística e método em Kant, Herman Parret

I – LITERATURA E OUTRAS ARTES

1. A letra e a imagem: uma relação (aqui) privilegiada

a) Ut pictura poesis

  • Ut pictura poesis, Mario Praz
  • Imagem e palavra, espaço e tempo: a exaltação – e a exasperação – da ekphrasis enquanto assunto, Murray Krieger
  • Introdução – Retratar, Édouard Pommier
  • Retrato e auto-retrato – Fronteiras e limites, Paula Morão

b) Perspectiva histórica

Idade Média

  • Textos com imagens na Idade Média, Teresa Amado
  • Os fundamentos da iconografia, Jean Wirth
  • Programas e instruções para os iluminadores, Jonathan J. G. Alexander

Idade Clássica

  • A Teoria da Arte no Renascimento e a elevação da Paisagem, Ernst Hans Gombrich
  • Variações sobre um retrato ausente: os auto-retratos de Poussin 1649-1659, Louis Marin
  • O monstro na paisagem – Diderot e a natureza do Sublime, Fernando Guerreiro

A invenção da Modernidade no século XIX

  • “Impressionismo literário” – uma revisão do conceito, Bernard Vouilloux

Tendências contemporâneas

  • Ut pictura theoria: pintura abstracta e linguagem, W. T. Mitchell
  • “O Crime do Padre Amaro” de Paula Rego, Kelly Basílio

2. Outros diálogos

Literatura e música

  • A conjugação de música e poesia na Península Ibérica, da Idade Média ao Renascimento, Manuel Pedro Ferreira

Literatura e teatro

  • Teatro e Literatura, Maria João Brilhante

Literatura e Cinema

  • História de relações complexas, Jeanne-Marie Clerc

II – O CINEMA, HOJE, COMO PLATAFORMA DAS ARTES

Cinema e música

  • Correspondência entre o cinema de Visconti e o teatro de ópera, João Paes

Cinema e Pintura

  • A parte do sonho – a propósito de Hitchcock e Dali, do surrealismo e do onirismo, Nathalie Bondil-Poupard

Cinema e arquitectura

  • Cinema, arquitecturas, António Rodrigues

Cinema e cultura

  • O Cinema, a Literatura e o Carnavalesco, Robert Stam

{excertos}

This work is financed by national funds through the FCT - Foundation for Science and Technology, I.P., within the scope of the project UIDB/00509/2020 and UIDP/00509/2020.
1