Programa em Estudos Comparatistas (PEC)

O Programa em Estudos Comparatistas (PEC) é uma unidade da Área de LAC-Literaturas, Artes e Culturas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e caracteriza-se pela oferta de cursos de Mestrado e Doutoramento (2.º e 3.º ciclos) que visam proporcionar formação avançada na área dos Estudos Comparatistas, estimulando a investigação de relações entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, e entre modos de conhecer. O objectivo do PEC é estimular a renovação no estudo das Humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais, e envolver os estudantes numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e de autonomia no encontro com a diversidade.

O Programa em Estudos Comparatistas resulta do desenvolvimento do programa de Mestrado em Literatura Comparada, fundado em 1991, no âmbito das primeiras experiências interdepartamentais de pós-graduação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde a sua criação, têm participado na oferta curricular e na orientação de teses de mestrado e doutoramento em Estudos Comparatistas docentes dos Departamentos de Estudos Anglísticos, Estudos Clássicos, Estudos Germanísticos e Literaturas Românicas da FLUL.

Ao mesmo tempo, foram sempre privilegiadas as relações com instituições e consórcios internacionais, nomeadamente a rede LACE: Literature and Change in Europe (universidades de Aarhus, Bologna, Granada, Groningen, Leuven, Lisbon e Tartu) e The HERMES Consortium for Literary and Cultural Studies (universidades de Aarhus, Giessen, Helsíquia, Leiden, Leuven, Lisboa, UCL-London, Praga, Santiago de Compostela, Utrecht e Wisconsin-Madison). Desde 1994, o PEC beneficia de um protocolo de intercâmbio de docentes com o Departamento de Literatura Comparada de Indiana University – Bloomington, que permite a leccionação, de dois em dois anos, de um seminário nuclear do Programa por um docente daquela instituição.

Com o propósito de integrar os mestrandos e doutorandos nas dinâmicas e metodologias da pesquisa avançada em Estudos Comparatistas, o PEC mantém uma articulação muito estreita com a investigação conduzida no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, proporcionando aos estudantes a participação activa em projectos nacionais internacionais. Neste âmbito, podem também ser acolhidos no PEC investigadores que pretendem desenvolver programas individuais de pós-doutoramento.

Directora do Programa: Professora Doutora Ângela Fernandes
Contacto: pec@letras.ulisboa.pt

Website