Licenciatura em Estudos Comparatistas

A Licenciatura em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa funciona desde 2015 – 2016 na sequência da anterior Licenciatura em Estudos Artísticos, Artes e Culturas Comparadas, e concentra-se numa abordagem nova, de matriz comparatista, a saberes tradicionalmente presentes nos curricula da Faculdade de Letras: Estudos de Literatura e de Cultura bem como História de Arte e Línguas Estrangeiras. Tem como objectivo primeiro proporcionar aos estudantes um ambiente transdisciplinar, onde se pretende que o conhecimento resulte de cruzamento de saberes e as competências de natureza prática sejam sempre sustentadas e legitimadas pelo discurso teórico.

É um curso inspirado na tradição europeia e norte-americana de formação graduada em Literatura Comparada / Estudos Comparatistas, introduzindo nela uma forte componente de estudo das artes. Para este efeito, além de um conjunto de unidades de conhecimento de perfil mais tradicional, apostamos na oferta de novas unidades curriculares, tais como Estudos Interartes e Intermédia, Estudos de Género, Comunicação Intercultural e Cultura Visual.

Os estudantes que optem por esta Licenciatura beneficiam da articulação com as actividades de investigação do Centro de Estudos Comparatistas, uma unidade de I&D classificada como Excecional por avaliadores internacionais. O Centro de Estudos Comparatistas tem uma tradição consolidada de apoio ao sucesso dos estudantes, nomeadamente pela sua integração em projetos de investigação, participação em eventos científicos de dimensão nacional e internacional e possibilidade de usufruir de Protocolos com instituições estrangeiras de reconhecido mérito.

Principais saídas profissionais

  1. Docência dos vários graus do Ensino Artístico e Cultural.
  2. Agentes Culturais das autarquias e dos órgãos do poder central (animadores e programadores culturais, assessores para a área do ensino artístico).
  3. Investigadores das áreas comparatística, histórica, sociológica, antropológica, etnológica, dos estudos culturais, da pragmática, da iconologia.
  4. Funções de analista, preparador de texto, documentalista, assessor literário ou artístico, tradutor e intérprete.
  5. Agentes de práticas artísticas do campo audiovisual (rádio, cinema, televisão).
  6. Produtores e editores de textos.
  7. Jornalistas culturais e críticos nos meios de comunicação.
  8. Bibliotecas e arquivos.

Directora do Curso: Professora Doutora Luísa Afonso Soares
Contacto: lsoares@letras.ulisboa.pt

Website