MAPA DIGITAL DAS RELAÇÕES LITERÁRIAS IBÉRICAS (1870-1930)

PROJECTO EXPLORATÓRIO (IF/00838/2014)

DIGITAL MAP OF IBERIAN LITERARY RELATIONS (1870-1930) Coordenação: Santiago Pérez Isasi

Através da visualização de materiais diversos referentes às relações literárias ibéricas entre o fim do século XIX e os princípios do século XX (imagens, textos, bibliografia secundária), este projecto pretende contribuir tanto para a área dos Estudos Ibéricos, como para o campo das Humanidades Digitais em Portugal. Assim, este projecto reúne duas linhas de investigação complementares: em primeiro lugar, o estudo das literaturas ibéricas como um polissistema cultural complexo, com estreitas interrelações que transcendem e atravessam as fronteiras nacionais; e em segundo lugar, os avanços recentes na área das cartografias literárias, particularmente favorecidas pela evolução dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

O projecto do Mapa Digital também contribui para o projecto IStReS (Iberian Studies Reference Site: http://istres.letras.ulisboa.pt), consistente numa base de dados e página web dedicada às referências bibliográficas da área dos Estudos Ibéricos publicadas no século XXI.

• Estabelecer um corpus de autores, textos, eventos e instituições relevantes para a compreensão do espaço geocultural ibérico no fim do século XIX e princípios do XX;
  • Desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para a análise da realidade cultural e literária da Península Ibérica no tránsito entre o século XIX e o XX;
  • Investigar as possibilidades de visualização de dados literários e históricos através da cartografia, como modelo não narrativo e não linear de disposição de factos históricos;
  • Criar um website que sirva como ponto de partida para futuros projectos e subprojectos que combinem a cartografia digital e o espaço geocultural ibérico.

Actividades do projecto

• Palestra convidada de Unai Lauzirika: “Cartografias de los Estudios Vascos en Alemania”, 23 de Maio de 2018.
  • Colóquio Internacional Os Estudos Ibéricos a partir da periferia, FLUL, 8-9 de Março de 2018.
  • Comunicação “Iberian Studies Reference Site (IStReS): Una herramienta para investigadores de Estudios Ibéricos” (com Esther Gimeno Ugalde) nas II Jornadas de Estudios Ibéricos. New Approaches and Research Practices in Iberian Studies, TU Chemnitz (Alemanha), 16-18 de Novembro de 2017
  • Palestra de Blanca Ripoll (U. de Barcelona): “Mapear la poesía en vivo: cartografías literarias de Barcelona”, FLUL, 10 de Maio de 2017.
  • Palestra de Jon Kortazar no âmbito dos seminários LOCUS: “Imágenes de Bilbao. Literatura y sociedad en dos antologías de relatos”, FLUL, 10 de Outubro de 2016.
  • Seminário Internacional “Estudos Ibéricos: Novos Espaços” (coorganizado com o projecto DIIA – LOCUS), FLUL, 27 de Maio de 2016.
  • Palestra de Enrique Santos Unamuno (U. de Extremadura): “GIS-mapping y Humanidades Espaciales: de la geolocalización a la cartografía profunda”, FLUL, 26 de Fevereiro de 2016.

Actividades de difusão do projecto

• Comunicações “Iberian Studies Reference Site (IStReS): paisaje o retrato de los Estudios Ibéricos” (com Esther Gimeno Ugalde) e “Cartografias do espaço cultural ibérico: uma proposta de desenvolvimento digital” no Colóquio internacional Os Estudos Ibéricos a partir da periferia, FLUL, 8-9 de Março de 2018.
  • Comunicação “Mapa digital de relaciones literarias ibéricas (1870-1930): consideraciones teóricas y metodológicas”nas II Jornadas de Estudios Ibéricos. New Approaches and Research Practices in Iberian Studies, TU Chemnitz (Alemanha), 16-18 de Novembro de 2017
  • Painel “Estudios Ibéricos y Humanidades Digitales” no III Congresso da Sociedad Internacional Humanidades Digitales Hispánicas, Universidad de Málaga, que inclui as comunicações “El proyecto IStReS: una base de datos de referencia para los Estudios Ibéricos” (com Esther Gimeno Ugalde) e “Mapa digital de las relaciones literarias ibéricas (1870-1930): cuestiones teóricas y metodológicas”, 18-20 de Outubro de 2017
  • Número especial da revista Interlitteraria (coord. com Carlos Garrido Castellano) sob o tema Creation, Political Repression and Censorship in the Iberian context, Setembro de 2017: vol 22, 1.
  • Comunicação “Digital Map of Iberian Literary Relations: Some theoretical and methodological considerations”, Spatial Humanities Conference, Lancaster University, 15-16 de Setembro de 2016.
  • Comunicação “’IStReS: Iberian Studies Reference Site’: a tool for scholars in the field of (cultural) Iberian Studies” no colóquio da ACIS (Association of Contemporary Iberian Studies), University of East Anglia (Norwich, Reino Unido), 4-6 de Setembro de 2017.

Santiago Pérez Isasi
João Ribeirete (2017)
Catarina Sequeira Rodrigues (2018-9)

Consultores