Grupo LOCUS – Espaços, Lugares e Paisagens

LOCUS – Spaces, Places, Landscapes

O grupo LOCUS examina ideias de lugar, paisagem e fronteiras, organizando suas actividades em 6 clusters e respectivas equipas:

1 – CILM: CITY E (IN) SEGURANÇA NA LITERATURA E NA MÍDIA tem 3 grupos de trabalho: (1) “Comparing Home/ands” examina o conceito de Homeland Security em discursos e contextos locais e globais e desenvolve o projeto DIS-SEC, financiado no âmbito do CEEC/FCT 2018; (2) Prison States explora a construção discursiva de espaços carcerários; (3) “Endangered Bodies” explora como questões de género (gender and genre) se cruzam na criação de narrativas e discursos de insegurança.

2 – DIIA: DIÁLOGOS IBÉRICOS E IBERO-AMERICANOS tem como objetivo realizar uma pesquisa aprofundada sobre as relações entre as literaturas em português e nas diversas outras línguas ibéricas produzidas na Europa e nas Américas. O DIIA reforçou a sua posição através da organização de seminários e publicações e acolhe o projeto do Mapa Digital das Relações Literárias Ibéricas (IF / 00838/2014), financiado pela FCT, e a base de dados  IStReS – Iberian Studies Reference Site.

3 – LIT & TOUR: LITERATURA E TURISMO examina a relação entre literatura e turismo, com enfoque nas representações do turismo e das experiências turísticas na literatura, bem como o turismo literário. Desenvolve o Projecto Rota literária do Algarve que foi um dos projectos vencedores da mais recente edição do Orçamento Participativo Portugal (2018).

4 – MOV: ORGANISMOS MOVENTES: CIRCULAÇÕES, NARRATIVAS E ARQUIVOS EM TRADUÇÃO dá voz aos agentes translacionais, considerando micro e macro-histórias de tradução. Organiza a mesa redonda do TRT anualmente e opera a Bibliografia TradBase-Portuguesa de Estudos de Tradução online.

5 – ORION – ORIENTALISMO PORTUGUÊS promove uma discussão contínua sobre o orientalismo português (C 19 e C 20). Acolhe dois projectos financiados pela FCT: um sobre as representações portuguesas da Índia (IF / 01452/2013) e outro sobre a participação portuguesa nos Congressos Internacionais de Orientalistas (PTDC / CPC-CMP / 0398/2014).

6 – TRAVEL AND UTOPIA examina problemas centrais aos estudos utópicos e desenvolve pesquisa sobre utopias contemporâneas e problemáticas; examina a problematização da escrita de viagens, a desestabilização das narrativas utópicas e a idealização contemporânea da utopia/distopia.

Projectos