FEMINISMOS E DISSIDÊNCIA SEXUAL E DE GÉNERO NO SUL GLOBAL

FEMINISMS AND SEXUAL AND GENDER DISSIDENCE IN THE GLOBAL SOUTH Coordenação: Doris Wieser

As teorias pós-coloniais e as conceptualizações do Sul Global como área metafórica da injustiça sistémica muitas vezes abordam questões relacionadas com género, orientação sexual e identidade de género de maneira marginal. Geralmente, a visão hétero-patriarcal é o padrão implícito de abordagens radicais a outros níveis. Por outro lado, não é raro verificar que instituições de cooperação internacional tentam impor ao Sul Global as conquistas legais alcançadas pelos movimentos feministas e da dissidência sexual e de género, passando por cima do facto de que muitas comunidades indígenas (pré-coloniais) tanto na América Latina como na África não estavam organizadas de forma hétero-cis-patriarcal. A grande variedade de outras formas de organização social coloca uma série de questões à tradução cultural no encontro com o Outro e evidenciam as fortes conexões entre colonialismo e patriarcado.

A nível académico, os estudos de género e os estudos queer não são também alheios a uma universalização das questões que os ocupam, partindo de perspetivas ocidentais ou de conceções lineares da temporalidade. Neste contexto, os feminismos produzidos a partir do Sul Global tornam-se imprescindíveis, tanto a nível académico como de mobilização social, ao reclamar a emergência e centralidade do sujeito mulher, dos corpos racializados, da dissidência sexual e/ou de género, bem como da interseção destas com outras categorias marginais. A literatura, o cinema, as artes performativas, entre outras expressões artísticas, produzidas a partir do Sul, têm-se tornado um espaço de negociação dessas reivindicações.

O objetivo geral deste projeto é analisar produções literárias, assim como outras formas artísticas, da África (com especial incidência no contexto lusófono) e da América Latina que abordem temas de género, tendo por base perspetivas interdisciplinares. Os feminismos indígenas, negros e mestiços (p. ex. Gloria Anzaldúa, Julieta Paredes, Lélia Gonzalez, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Nkiru Nzegwu) constituem abordagens privilegiadas de análise, a par das epistemologias do sul (na senda de Boaventura de Sousa Santos) e da perspetiva descolonial (na senda de Aníbal Quijano e María Lugones). Os contextos onde essas produções artísticas surgem serão também alvo de análise, partindo dos mecanismos que poderão estar na base quer dos variados níveis de produção literária e artística, quer da sua ausência, no que à questão de género diz respeito.

É propósito deste projeto colocar em diálogo a produção artística com a produção teórica em torno das questões de sexo/género, contribuindo portanto para a relativização das lógicas ocidentais universalizantes, bem como para a descolonização da categoria mulher e da diversidade sexual e/ou de género dissidentes, dentro dos estudos literários e culturais, e para além deles. Para tal, são fundamentais as colaborações a estabelecer a nível nacional e internacional com académicas do Sul Global e/ou que se debrucem sobre esse espaço.

Doris Wieser (CEC, ULisboa)
Ana Balona (UNL, Lisboa)
Ana Romão (CEC, ULisboa)
Elena Cordero (CEC, ULisboa)