Formação

Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é oferecida formação em Estudos Comparatistas em todas os níveis de ensino superior: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, sendo que a oferta de cursos de 2.º e 3.º ciclos é organizada pelo Programa em Estudos Comparatistas (PEC).

A formação também é realizada no âmbito dos projectos de investigação do CEC, através dos quais são organizados regularmente Cursos Livres e Cursos de Formação Creditados para estudantes, professores e público em geral.


A Licenciatura em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa funciona desde 2015 – 2016 na sequência da anterior Licenciatura em Estudos Artísticos, Artes e Culturas Comparadas, e concentra-se numa abordagem nova, de matriz comparatista, a saberes tradicionalmente presentes nos curricula da Faculdade de Letras: Estudos de Literatura e de Cultura bem como História de Arte e Línguas Estrangeiras. Tem como objectivo primeiro proporcionar aos estudantes um ambiente transdisciplinar, onde se pretende que o conhecimento resulte de cruzamento de saberes e as competências de natureza prática sejam sempre sustentadas e legitimadas pelo discurso teórico.

Directora do Curso: Professora Doutora Luísa Afonso Soares
Contacto: lsoares@letras.ulisboa.pt

Website


O Programa em Estudos Comparatistas (PEC) é uma unidade da Área de LAC-Literaturas, Artes e Culturas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e caracteriza-se pela oferta de cursos de Mestrado e Doutoramento (2.º e 3.º ciclos) que visam proporcionar formação avançada na área dos Estudos Comparatistas, estimulando a investigação de relações entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, e entre modos de conhecer. O objectivo do PEC é estimular a renovação no estudo das Humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais, e envolver os estudantes numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e de autonomia no encontro com a diversidade.

Directora do Programa: Professora Doutora Ângela Fernandes
Contacto: pec@letras.ulisboa.pt

Website


O Mestrado em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) oferece um ambiente pedagógico e científico destinado à investigação de relações: entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, entre modos de conhecer. O seu objectivo último é estimular a renovação no estudo das humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais e envolver os alunos numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e preciso, de autonomia no encontro com a diversidade. Criado em 1991 sob a designação de Literatura Comparada, o Mestrado conta hoje com mais de 50 teses defendidas com êxito e funciona em rede com a investigação realizada no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.

Director do Curso: Professor Doutor José Pedro Serra
Contacto: mestradocomparatistas@fl.ul.pt

Website


O Programa Internacional de Doutoramento FCT em Estudos Comparatistas (PhD-COMP) é um programa conjunto da Universidade de Lisboa, através do Programa em Estudos Comparatistas (PEC) e do Centro de Estudos Comparatistas (CEC), ambos da Faculdade de Letras da ULisboa, e das Universidades de Bolonha e Lovaina. Pretende oferecer formação avançada de nível internacional em Estudos Comparatistas através de uma articulação inovadora entre pesquisa, mobilidade e actividades pedagógicas. O Programa obedece a dois princípios: 1) a integração efectiva dos estudantes na pesquisa conduzida pelos grupos de investigação e projectos baseados no CEC; 2) a internacionalização da experiência de formação através de um corpo docente internacional, de uma estrutura de orientação mista e da mobilidade de estudantes e professores. É um Programa de Doutoramento FCT, com 5 bolsas a atribuir em cada edição.

Directora do Programa: Professora Doutora Ângela Fernandes
Contacto: phdcomp@letras.ulisboa.pt

Website