CICLO DE SEMINÁRIOS COLONIALISMO, PÓS-COLONIALISMO E MODERNIDADES COMPARADAS #4

IMG_7435Data: 26 de Abril

Local: ISCSP- sala 6, piso -1

Inicia-se este mês um Ciclo de Seminários anual sobre o tema Colonialismo, Pós-Colonialismo e Modernidades Comparadas, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas (CEC) em parceria com as outras duas instituições da Universidade de Lisboa que participam na oferta do Doutoramento em Antropologia: o ICS e o ISCSP. Este Ciclo de Seminários tem uma natureza eminentemente interdisciplinar, no cruzamento entre a antropologia, a história, a literatura e as artes, e tem por objectivo fornecer uma formação complementar, não curricular, aos alunos do nosso Doutoramento. O Ciclo pretende, assim, constituir-se como um espaço aberto e dinâmico de pensamento e acção, onde perspectivas cruzadas sobre os temas do Colonialismo, Pós-Colonialismo e da Modernidade são debatidas e comparadas. Cada edição anual do Ciclo de Seminários terá por base uma temática específica. Neste ano, o tema que nos guiará será “Objectos e as práticas artísticas: fontes e problemas”. O aparecimento de novas fontes e arquivos históricos redefiniu os hábitos de pesquisa e processos de investigação e introduziu novas questões epistemológicas e políticas que se repercutiram em várias áreas do conhecimento. Pretende-se neste Ciclo de Seminários discutir e mapear os desafios colocados pelas práticas e objectos artísticos na produção de conhecimento, nas divisões disciplinares, na reorganização dos métodos de pesquisa, e também no entendimento de conceitos como modernidade, colonialismo e pós-colonialismo. Os seminários terão início em Janeiro de 2018 e realizar-se-ão 6 sessões, uma por mês, que terão lugar nas instalações de uma das três instituições, para favorecer a circulação de alunos e investigadores entre elas. Cada sessão terá uma duração de cerca de duas horas e será partilhada por dois intervenientes, que se propõem pensar em conjunto sobre o tema em mãos.

cartaz

Diálogos imperfeitos: os desafios na realização de documentários de inspiração antropológica- 4.ª Sessão

Participantes:

Irene Rodrigues, ISCSP

Carlos Fraga, Livermeio Produções

Elsa Peralta (CEC-FLUL)
Irene Rodrigues (ISCSP)
Marcos Cardão (CEC-FLUL)
Nuno Domingos (ICS)

Actividade realizada no âmbito do grupo de investigação CITCOM.