Clara Saraiva

Investigadora Auxiliar da Carreira de Investigação

E-mail: maria-saraiva@campus.ul.pt

ClaraVarsawPJNota biográfica

Antropóloga,  Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaboradora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Foi professora convidada na Brown University (EUA), em 2001-02, em 2008 e na University of California Berkeley em 2013. Especializada na área de Antropologia da Religião e do Ritual, tem pesquisa sobre as concepções da morte e os rituais funerários em diversos contextos. Dirigiu o projecto FCT “A invisibilidade da morte entre as populações migrantes em Portugal”.  Desde 2004 trabalha sobre transnacionalismo religioso e a expansão das religiões afro-brasileiras em Portugal, com trabalho de campo em Portugal e no Brasil.  É PI do projecto europeu HERA HERILIGION: The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe. Tem várias publicações em revistas nacionais e estrangeiras sobre a temática da morte, migrações, religiões e terapias transnacionais. Foi (2013-2017) ), Vice-Presidente do SIEF (International Society for Ethnology and Folklore, é  presidente da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) e membro da direcção do World Council of Anthropological Associations (WCAA).

Principais áreas de investigação

• Antropologia da religião e do ritual;
  • Migrações, circulação de pessoas;
  • Transnacionalismo religioso e património;
  • Antropologia da saúde e emoções;
  • África e Brasil: colonialismo e pós-colonialismo.

Publicações seleccionadas

• SARAIVA, Clara, MARGRY, Peter Jan, POVEDAK, Kinga, OBADIA, Lionel e MAPRIL,José (orgs) 2016 Experiencing religion: new approaches towards personal religiosity, Berlin, Lit-Verlag.
  • SARAIVA, Clara 2016 “Orixás across the Atlantic. The diaspora of Afro-Brazilian Religions in Europe” The Handbook of Contemporary Brazilian Religions in Brazil, ed. by Bettina Schmidt and Stephen Engler, London, Brill.
  • SARAIVA, Clara. 2016. “Circulating spirits and dead bodies: Funerary transnationalism among immigrants from Guinea Bissau in Portugal”.  African Diaspora  9 (1/2):1-16.
  • SARAIVA, Clara e MAPRIL, José 2014 “Scenarios of death in contexts of mobility: Guineans and Bangladeshi in Lisbon in Ricarda Vidal and Maria José Blanco , (eds.) The Carnival of Death, Oxford, Berhghan Books.
  • SARAIVA, Clara 2013 “Pretos-velhos across the Atlantic—Afro-Brazilian cults in Portugal”, in Manuel Vasquez e Cristina Rocha (eds.) The diaspora of Brazilian Religions. London, Brill, pp 197-222.
  • SARAIVA, Clara 2013 “Blood, sacrifices and religious freedom: Afro-Brazilian associations in Portugal” in José Mapril , Ruy Blanes (eds.) Sites and Politics of Religious Diversity in Southern Europe. The Best of all Gods, International Studies in Religion and Society series, Leiden, Brill , pp 129-154.
  • SARAIVA, Clara; MAPRIL, José 2012 « Le lieu de la « bonne mort »  pour les migrants guinéens et bangladais au Portugal », Revue Europeéne des migrations internationales (REMI) 28 (3) : 51-70.
  • SARAIVA, Clara 2008 “Transnational Migrants and Transnational Spirits: An African religion in Lisbon”, Journal of Ethnic and Migration Studies, Special issue ed. Grillo, R.; Mazzucato, V. 34 (2) March 2008: 253-270.

Projectos CEC

Cidadania, Migração, Património e Cosmopolitismo / CITCOM

HERILIGION: A Patrimonialização da Religião e a Sacralização do Património na Europa Contemporânea