Macau: Novas Leituras

MacauOrganization: Ana Paula Laborinho, Gonçalo Cordeiro, Marta Pacheco Pinto, Ariadne Nunes
Edition: Tinta-da-China | CEC
Year: 2020

Macau: Novas Leituras assinala os 20 anos da transferência da admi­nistração portuguesa de Macau para a República Popular da Chi­na, celebrados em 2019 e também eles marcando o fim do ciclo colo­nial português. Propõe‑se uma reflexão abran­gente sobre alguma da produção literária e cultural mais relevante dedicada a Macau desde a transferência, privilegiando a escrita em língua portuguesa mas sem descurar outras vozes e tradições literárias. Partilham‑se estudos e testemunhos tanto de quem inves­tiga como de quem escreve Macau e oferece‑se uma breve recolha de textos representativos desta fase mais recente do delta literário e cultural de Macau.

«Macau — hoje Região Administra­tiva Especial de Macau — sem­pre se caracterizou pela capaci­dade de acomodar mudanças e, tal como um frágil edifício de bambu resistindo à força do tufão, conseguiu chegar a 2020 mantendo a sua diferença e alimentando a sua especificidade. […]
Passados 20 anos da transferência de Macau para a administração chinesa, fal­tam 29 anos para o fim deste ciclo, e a cidade prosseguirá as mudanças em fun­ção dos seus habitantes e dos hábitos que conservarem. Até agora, continuamos a ter uma comunicação social em português (além dos canais de televisão e rádio, pu­blicam‑se no território quatro jornais em língua portuguesa), o ensino do português aumentou, as traduções portuguesas da literatura chinesa de Macau vão crescendo,a literatura portuguesa vai‑se tornando cada vez mais visível em tradução para chinês, e há portugueses que ali vivem, trabalham e sonham. Do cinema às artes plásticas, da música à literatura, Macau ainda se escreve em português. Deixemos o tempo e os seus atores contarem a histó­ria do futuro.»
ANA PAULA LABORINHO | MARTA PACHECO PINTO


Índice

https://tintadachina.pt/produto/macau-novas-leituras/