P’ARTE DA CONVERSA #3 ciclo de encontros em forma de conversa & mostra – Memórias do Lugar os territórios da nova narração oral

Date: May 7th, 2021
Time: 10am – 12pm (UTC+1)
Venue: Zoom Meeting

cartaz_partedaconversa#3finalMemórias do Lugar. Os territórios da nova narração oral​

Com Luís Correia Carmelo, narrador oral e investigador (IELT-NOVA FCSH), Ana Sofia Paiva, atriz, narradora oral e investigadora (IELT-NOVA FCSH e cooperativa Memória Imaterial) e José Barbieri, diretor da cooperativa cultural Memória Imaterial em conversa com Pénélope Patrix, investigadora (CEC-FLUL).

Vídeo-conferência via zoom. Entrada livre com o link de acesso (ID da reunão: 833 5055 5359 / PIN: 935947).​


Sinopse:

Luís Correia Carmelo e Ana Sofia Paiva fazem parte da nova geração de “narradores orais”. Recorrem à tradição portuguesa de contos, provérbios, canções e narrativas, cruzando-a com outras tradições do mundo, com histórias de vida, com ficções e poesias, para elaborar repertórios originais, compostos para cada situação. Manipulam objetos e instrumentos. Combinam a oralidade, a improvisação vocal e o trabalho corporal com o vídeo, o som e as novas tecnologias, criando eventos multimédia e interativos, que falam do passado, do presente e do futuro. Ambos são implicados em trabalhos de coleta e de transmissão de folclore poético e narrativo.

Neste encontro em forma de conversa, falarão da sua prática de contadores profissionais, e mais particularmente, da relação que estabelecem com o lugar – o lugar enquanto espaço imaginário, presente ou ausente, onde nos trazem as historias contadas; enquanto espaço performativo, onde se desenvolve concretamente a atuação do contador; enquanto espaço público, que a intervenção do contador vai perturbar, transformar ou requalificar; enquanto memoria histórica e afetiva, coletiva ou intima, depositário das histórias que podemos partilhar e reinventar; e enquanto território – concreto ou virtual – que o narrador percorre na sua procura artística e patrimonial.

Os dois convidados apresentarão diversos projetos – espetáculos, podcasts, roteiros culturais, intervenções artísticas – onde o lugar ocupa um papel central.

Nomeadamente, evocarão a sua intervenção no projeto experimental e multimedia LU.GAR – territórios culturais, desenvolvido no âmbito do programa MEMORIAMEDIA – e-Museu do Património Cultural Imaterial pela cooperativa cultural Memória Imaterial, um projeto que “propõe mapear territórios culturais” em contextos urbanos para “inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências”, utilizando discursos e percursos artísticos.

Contaremos com a participação de José Barbieri, fundador e diretor do projecto LU.GAR, para apresentar esse programa de recolha e de valorização das “narrações do lugar”, e em particular, o registro em forma de mapa digital, acessível online, que desenrola formas artísticas produzidas a partir de encontros da equipa com habitantes de Alenquer, realizados em 2018-2019, para partilhar e recolher histórias e memórias ligadas à cidade.

Entrada livre. Não hesitem em partilhar a informação. ​

Sessão em português (questions in English, French and Spanish can be translated).

Mais informações no website do P’ARTE e na página facebook.

Contacto: partecec@gmail.com

Organização: P’ARTE – pensar praticar partilhar perturbar provocar artenúcleo de investigação do grupo THELEME – Estudos Interartes e Intermedia

Centro de Estudos Comparatistas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa