Apresentação do livro “Macau: Novas Leituras”

Date: April 27th, 2021
Venue: Online
175961496_4210035632392919_8910950994065983177_n“Macau: Novas Leituras – sessão de apresentação da obra, em simultâneo, em Lisboa e em Macau.
“Este volume integra as comemorações dos 20 anos da transferência da soberania de Macau para a República Popular da China, que encerrou o longo ciclo imperial português e libertou a China de duas humilhações: as soberanias estrangeiras em Hong Kong e em Macau, onde o período de transição política durará até 2049.
Macau sempre se caracterizou pela capacidade de acomodar mudanças e, tal como um frágil edifício de bambu resistindo à força do tufão, conseguiu chegar a 2020 mantendo a sua diferença e alimentando a sua especificidade. De facto, a partir da Declaração Conjunta (que definiu a transição de soberania), as duas comunidades, chinesa e portuguesa, aproximaram-se e Macau reforçou ainda mais a sua feição multicultural. Em 1987 a língua chinesa tornou-se oficial e, ao mesmo tempo, o ensino da língua portuguesa ganhou um fôlego nunca antes visto.
Os anos de transição para a soberania chinesa foram empolgantes e dramáticos. A questão da identidade macaense tornou-se mais premente à medida que o calendário avançava, e a literatura de Macau, de múltiplas feições linguísticas, entrou também nesse debate. Este livro desvenda a recente história literária de um território que tem vindo a reconstruir identidades plurais e inclusivas, testemunhando o emaranhado de formas de viver, falar e pensar que desde o século XVI identificam este lugar.”

Com a participação de:
Ana Paula Laborinho, Inês Hugon, Gonçalo Cordeiro, Fernanda Gil Costa, Maria do Carmo Piçarra, Carlos André, Dora Nunes Gago, Agnes Lam, Carlos Morais José, Ricardo Pinto, Marta Pacheco Pinto, Ariadne Nunes.”

Evento no Facebook: https://fb.me/e/diM7lqVoJ